Existiu um problema ao carregar os comentários.

Como fazer Traceroute no seu Sistema Operativo

Centro de Suporte  »  Base de Conhecimento  »  A ver artigo

  Imprimir

O Traceroute é uma ferramenta de diagnóstico que permite analisar e detetar possíveis problemas relacionados com rede, como, por exemplo, a ligação de um servidor para outro ou a ligação do seu computador/fornecedor de acesso à Internet a um determinado servidor, permitindo verificar o caminho percorrido por um pedido até a um destino especifico (domínio ou endereço de IP), registando quanto tempo demora até que os pacotes cheguem ao destino e possíveis perdas de pacotes que estejam a ser verificadas.

 

Para executar o comando traceroute, deixamos abaixo o procedimento necessário em diversos sistemas operativos:

 

Windows

  • Aceda ao menu "Iniciar"
  • Pesquise por "Linha de Comandos" ou "cmd"
  • Faça clique direito no processo da Linha de Comandos e escolha a opção "Executar como administrador"
  • Escreva o seguinte comando e prima a tecla Enter:

    tracert oseudominio.pt
  • Aguarde uns segundos e deverá verificar o resultado do comando com os vários pontos do caminho do pedido efetuado:

    C:\Users\Administrator>tracert oseudominio.pt
    
    Tracing route to oseudominio.pt [185.240.248.84]
    over a maximum of 30 hops:
    
      1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  cp75.redewt.net [185.240.248.84]
    
    Trace complete.

 

Linux

  • Abra a janela do Terminal
  • Digite o seguinte comando:

    traceroute oseudominio.pt

 

macOS

  • Abra o Finder e aceda à diretoria Aplicações > Utilitários > Terminal.app ou pesquise simplesmente por Terminal no Spotlight (Pesquisa) no menu de topo do sistema operativo
  • Na aplicação Terminal.app digite o seguinte comando:

    traceroute oseudominio.pt

Em qualquer um dos comandos, deverá substituir "oseudominio.pt" pelo seu próprio domínio ou endereço de IP do servidor para o qual pretende efetuar o teste de traceroute.


Partilhar via

Artigos Relacionados


Self-Hosted Help Desk Software by SupportPal
© WebTuga