Existiu um problema ao carregar os comentários.

cPanel - Activar autenticação por 2 Factores (2FA)

Centro de Suporte  »  Base de Conhecimento  »  A ver artigo

  Imprimir
Quando se trabalha com informações sensíveis, a Segurança nunca é demais. Para o ajudar a proteger o acesso ao seu serviço de alojamento, disponibilizamos no seu Painel de Controlo cPanel a opção para configurar a Autenticação de dois factores (Two-factor Authentication / 2FA). A Autenticação de Dois Fatores (2FA), requer, tal como o nome indica, dois factores de autenticação, sendo eles a sua password e um código de segurança gerado aleatoriamente.

Para utilizar esta funcionalidade, necessitará de um Smartphone e de uma aplicação que tenha suporte a (TOTP - Time-Based One-Time Password), ou seja, uma password com limite de tempo que só será utilizada uma vez.

Abaixo poderá encontrar algumas aplicações suportadas:


Caso preencha estes pré-requisitos, bastará seguir os passos que passamos a indicar abaixo:

  1. Efectue autenticação no Painel de Controlo cPanel
  2. Faça scroll até à secção "Segurança" e posteriormente clique no menu "Two-Factor Authentication":

    cpanel-2factor-auth-1.png
  3. Para iniciar a configuração, clique no botão "Set Up Two-Factor Authentication":

    cpanel-2factor-auth-2.png
  4. Na página de configuração, irá ser mostrado o QR Code que terá que ler com a aplicação do seu Smartphone:

    cpanel-2factor-auth-3.pngPara exemplificar, vamos utilizar a aplicação Duo Mobile, que após fazer o scan do QR Code, nos mostra as seguintes informações:

    IMG_4566.png IMG_4567.png
  5. Na parte inferior da página, preencha o campo "Security Code" com o PIN de 6 dígitos que lhe é mostrado na aplicação:

    2Factor Auth
  6. Para finalizar a configuração, bastará clicar no botão "Configure Two-Factor Authentication", devendo obter a mensagem de confirmação abaixo:

    cpanel-2factor-auth-4.png   
Parabéns, a autenticação por 2 factores foi activada na sua conta de alojamento. Agora sempre que efectuar autenticação no cPanel, irá ter duas camadas de protecção:

  1. Autenticação normal com Username e Password:


    cpanel-2factor-auth-5.png
  2. Posteriormente, caso os dados de autenticação por Username/Password estejam correctos, irá ser solicitado o Security Code, que terá que obter em tempo real na aplicação de autenticação do seu Smartphone:

    cpanel-2factor-auth-6.png
Desta forma, mesmo que alguém consiga descobrir os seus dados de autenticação, não irá conseguir efectuar a autenticação com sucesso na sua conta de alojamento, uma vez que necessitará também do código de segurança que apenas pode ser gerado no seu telemóvel.

Partilhar via

Artigos Relacionados


Self-Hosted Help Desk Software by SupportPal
© WebTuga