Quando se trabalha com informações sensíveis, a Segurança nunca é demais. Para o ajudar a proteger o acesso ao seu serviço de alojamento, disponibilizamos no seu
Painel de Controlo cPanel a opção para configurar a
Autenticação de dois factores (
Two-factor Authentication /
2FA). A
Autenticação de Dois Fatores (
2FA), requer, tal como o nome indica, dois factores de autenticação, sendo eles a sua password e um código de segurança gerado aleatoriamente.
Para utilizar esta funcionalidade, necessitará de um Smartphone e de uma aplicação que tenha suporte a (
TOTP -
Time-Based One-Time Password), ou seja, uma password com limite de tempo que só será utilizada uma vez.
Abaixo poderá encontrar algumas aplicações suportadas:
Caso preencha estes pré-requisitos, bastará seguir os passos que passamos a indicar abaixo:
- Efectue autenticação no Painel de Controlo cPanel
- Faça scroll até à secção "Segurança" e posteriormente clique no menu "Two-Factor Authentication":
- Para iniciar a configuração, clique no botão "Set Up Two-Factor Authentication":
- Na página de configuração, irá ser mostrado o QR Code que terá que ler com a aplicação do seu Smartphone:
Para exemplificar, vamos utilizar a aplicação Duo Mobile, que após fazer o scan do QR Code, nos mostra as seguintes informações:
- Na parte inferior da página, preencha o campo "Security Code" com o PIN de 6 dígitos que lhe é mostrado na aplicação:
- Para finalizar a configuração, bastará clicar no botão "Configure Two-Factor Authentication", devendo obter a mensagem de confirmação abaixo:
Parabéns, a autenticação por 2 factores foi activada na sua conta de alojamento. Agora sempre que efectuar autenticação no cPanel, irá ter duas camadas de protecção:
- Autenticação normal com Username e Password:
- Posteriormente, caso os dados de autenticação por Username/Password estejam correctos, irá ser solicitado o Security Code, que terá que obter em tempo real na aplicação de autenticação do seu Smartphone:
Desta forma, mesmo que alguém consiga descobrir os seus dados de autenticação, não irá conseguir efectuar a autenticação com sucesso na sua conta de alojamento, uma vez que necessitará também do código de segurança que apenas pode ser gerado no seu telemóvel.