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cPanel - Verificar relatórios de envio e receção de e-mails no Track Delivery

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Na utilização do dia a dia das contas de e-mail, é comum surgirem situações em que os envios ou receções falham. Muitas vezes, estes problemas não estão relacionados com o seu servidor de e-mail, mas sim com fatores externos como:

  • Caixas de correio cheias;
  • Endereços de e-mail incorretos ou inexistentes;
  • Problemas nos servidores de e-mail do destinatário;
  • Identificação incorreta dos e-mails como Spam;
  • Bloqueio de Endereços de IPs em listas negras com práticas suspeitas;

 

Para ajudar na identificação da causa do problema, o cPanel disponibiliza a ferramenta "Track Delivery". Este recurso permite verificar relatórios detalhados do envio e receção de e-mails, possibilitando a identificação de possíveis falhas e os motivos das mesmas.

 

Neste artigo, explicamos como utilizar a ferramenta "Track Delivery" para diagnosticar problemas de e-mail.

 

Como aceder ao Track Delivery no cPanel?

  • Efetue autenticação no cPanel
  • Na secção Email clique no menu "Track Delivery":

    vxACDfB.png

  • Ao aceder ao menu Track Delivery irá conseguir visualizar o relatório com a lista de mensagens enviadas e recebidas, ordenadas de forma cronológica, com informações relevantes acercas das mesmas, nomeadamente o e-mail do remetente, data de envio, pontuação de Spam, endereço do destinatário e resultado do evento, podendo ainda acrescentar colunas com informações adicionais na tabela:

    IKzrJcx.png

  • No topo da página poderá filtrar as mensagens enviadas para um determinado destinatário, colocando o endereço no campo "Recipient Email (optional)" e clicando em "Run Report".

 

Como interpretar os Relatórios de Envio e Receção de E-mails do Track Delivery?

Cada linha da tabela do relatório do Track Delivery representa um e-mail enviado ou recebido. Se está a tentar analisar o envio/receção de algum e-mail especifico, deverá identificar o mesmo pela data/hora, endereço do remetente e destinatário, podendo posteriormente verificar a informação presente na coluna "Result" que indica o resultado desse e-mail.

 

Na coluna "Result", se tiver ocorrido algum erro no processamento desse e-mail, estará descrito o motivo pelo qual o envio/receção falhou (Exemplo: Caixa de Correio Cheia / Mailbox Full, Address does not exist / No Such User Here, etc). Se clicar no botão (i) na coluna "Actions", será aberta uma caixa com mais informações:

TX8R9vI.png

Neste caso conseguimos identificar que o evento falhou, sendo um e-mail enviado no dia 11 de dezembro pelas 3h49 para suporte@oseudominio.pt, tendo o envio falhado porque essa conta de e-mail não existe (No Such User Here). Neste caso trata-se de uma tentativa de envio de e-mail de Spam, uma vez que se desconhece o endereço de e-mail do remetente e a caixa do destinatário não existe.

 

Na verdade, muitas das falhas que irá encontrar no Track Delivery serão falhas de receção de e-mails que são enviados de forma automatizada por Spammers, pelo que terá que fazer um exercício de filtragem para conseguir identificar o que efetivamente são e-mails legitimos ou não.

 

A ferramenta "Track Delivery" é um recurso essencial para diagnosticar problemas relacionados com envios e receções de e-mails. Recomendamos que a utilize sempre que verificar dificuldades com o envio ou receção de mensagens, podendo assim identificar o motivo do problema sem a necessidade de contactar o nosso suporte técnico.

 


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