Existiu um problema ao carregar os comentários.

Limites de Recursos dos Planos de Alojamento Web Partilhados

Centro de Suporte  »  Base de Conhecimento  »  A ver artigo

  Imprimir
Limites do Alojamento Web


Ao subscrever um Plano de Alojamento Web em ambiente partilhado, está a alugar uma cota de espaço, largura de banda e restantes recursos de um servidor físico nos nossos Datacenters. O Alojamento Web Partilhado é uma solução entry-level que nos permite fornecer um serviço de Alojamento Web a um custo reduzido, através da partilha dos recursos de um servidor por múltiplos clientes, isolando os mesmos de forma segura num ambiente virtual LVE (Lightweight Virtual Environment) graças à utilização do sistema operativo CloudLinux.

O CloudLinux permite-nos isolar cada conta de Alojamento Web num ambiente seguro virtualizado e limitar o consumo de recursos desse LVE ao nível de CPU, IO, Memória, Número de Processos (EP - Entry Processes e NPROC), possibilitando-nos uma atribuição justa de recursos tendo em conta o plano subscrito por cada cliente e  impedindo desta forma que um único site consiga consumir todos os recursos do servidor e comprometer a performance e estabilidade do mesmo.

Na WebTuga disponibilizamos várias gamas de serviços de Alojamento Web Partilhado, incluíndo o Alojamento Web HDD, Alojamento Web SSD, Alojamento Web Pro SSD e o Alojamento Web NVMe. Para além das diferenças a nível de espaço, domínios permitidos e tipo de armazenamento (HDD, SSD e NVMe), estes planos têm também diferentes cotas de recursos, possibilitando-nos fornecer aos nossos clientes uma solução que se adapte sempre às suas reais necessidades.

Quais são os limites dos Planos de Alojamento Web?

Abaixo poderá saber mais acerca dos limites principais ao nível dos recursos que são atribuídos a cada plano de Alojamento Web:

Limite de CPU

O limite de CPU estabelece a cota de recursos de processamento que estão disponíveis para uma conta de alojamento utilizar. Neste caso o limite é definido em percentagem, onde 100% equivalena 1 core do CPU do servidor. Quando uma conta atinge o limite de CPU, os processos e pedidos feitos ao site ficam mais lentos uma vez que não têm capacidade para que sejam processados de forma mais rápida. Este limite é essencial para a estabilidade do servidor, uma vez que previne picos de utilização de CPU que possam tornar o servidor lento e até mesmo indisponível.

Limite de Memória

O limite de memória define o máximo de memória que cada utilizador/conta cPanel poderá utilizar no servidor. O CloudLinux consegue identificar, em tempo real, a quantidade de memória utilizada actualmente pelos processos em execução de um determinado utilizador, impedindo que este limite seja ultrapassado até que exista novamente disponibilidade de memória para processar novos pedidos. É possível limitar a Memória Física (PMEM - Physical Memory) e também a Memória Virtual (VMEM - Virtual Memory), no entanto apenas limitamos no nosso caso a Memória Física nos planos de Alojamento Web.

Quando um LVE atinge o limite de Memória Física, o CloudLinux irá em primeira instância tentar libertar a memória utilizada para cache de disco e, caso não seja suficiente, irá tentar terminar alguns processos. Este procedimento irá normalmente fazer com quem o servidor web devolve o erro 500 ou 503 para alguns pedidos HTTP. 

Limite de IO

O limite de I/O ou Input/Output definido em KB/seg, permite atribuir um limite na taxa de transferência de informação na conta de alojamento, associado neste caso à escrita e leitura de dados no armazenamento do serviço (não afeta Rede e não contabiliza acesso a dados de cache do disco). Este limite é atingido normalmente quando existe uma quantidade elevada de processos que se encontra a exercer escrita e leitura de dados no armazenamento de forma exaustiva (Exemplo: Importação/Exportação de uma quantidade signficativa de dados ou Execução de uma Cópia de Segurança / Backup de dados por parte de um processo).

Uma vez que em servidores com armazenamento HDD em que a velocidade de escrita e leitura de dados é bastante inferior em comparação a servidores com armazenamento SSD ou NVMe, os limites definidos diferem bastante entre os planos das diferentes gamas de serviço, de forma a que nos seja possível fornecer um serviço com performance mas ao mesmo tempo estável.

Quando este limite é atingido, apesar dos processos não serem terminados ou deixaram de ser processados, estes ficarão mais lentos.

Número de Processos (NPROC)

O NPROC controla o número de processos e tarefas em execução numa LVE, prevenindo efetivamente ataques DoS e  fork bombs. Quando o limite é atingido, não é possível criar novos processos até que um dos processos em execução termine. O servidor web poderá devolver erros HTTP 500 e 503 quando este limite é atingido.

Processos de Entrada (EP - Entry Processes)

O limite de Entry Processes ou Processos de Entrada, está normalmente associado ao número de ligações concorrentes ao servidor web. Assim, sempre que é feito um pedido ao seu site, é criado um processo de entrada, sendo possível que seja devolvida a mensagem HTTP 508 - Resource Limit Reached caso o limite seja atingido.

Onde verificar os Consumos de Recursos?

O cliente tem, através do painel de controlo cPanel, a possibilidade de verificar a qualquer momento os detalhes de consumos de recursos dos seus planos de Alojamento Web, bastando para tal que clique no menu "Utilização de Recursos":

JhFdssU.png

Ao aceder ao menu Utilização de Recursos do cPanel, o cliente irá encontrar inicialmente uma Dashboard que indicará se o site atingiu ou não algum dos limites da conta nas últimas 24 horas.

BAROfqi.png


O cliente poderá posteriormente clicar no menu "Current Usage" ou no botão "Detalhes" para aceder à página que irá mostrar mais detalhes relativamente aos consumos que estão actualmente a ser utilizados pela conta de Alojamento Web:

j2WfzMe.png

Para além da utilização actual de recursos, o cliente encontrará nesta página vários gráficos e tabelas com relatórios de consumo de recursos, podendo seleccionar o período da amostragem dos consumos de recursos que pretende analisar:

Y42w2kz.png

vjsUr6p.png

Adicionalmente o cliente poderá também aceder à página "Snapshots", onde poderá encontrar os processos e consultas/queries MySQL que estavam a ser executados nos períodos em que a sua conta atingiu determinado limite de recursos.

6FXItcD.png

Partilhar via

Artigos Relacionados


Self-Hosted Help Desk Software by SupportPal
© WebTuga