Este guia é aplicável à maioria dos domínios de topo genéricos (.com, .net, .org, .info, entre outros), podendo existir algumas extensões ccTLD (country-code Top Level Domain) com procedimentos específicos. Caso tenha alguma duvida relativamente aos procedimentos de transferência, poderá contactar o nosso Apoio ao Cliente e obter ajuda em todo o processo.
1 -
Recolha de Dados para Transferência de Domínio
Para transferir um domínio de outro fornecedor para a WebTuga, deverá previamente garantir algumas condições e obter algumas informações acerca do seu domínio junto do actual fornecedor do serviço de registo de domínio (Registrar).
Antes de iniciar a transferência, certifique-se que:
- O seu domínio foi registado ou transferido no anterior Registrar há mais de 60 dias
- O seu domínio está desbloqueado para transferência (Registrar Lock desactivado) no anterior Registrar
- O seu domínio não tem activo nenhum serviço de Privacy Protection, Whois Privacy, ou qualquer outro serviço de protecção de privacidade
- O seu domínio ainda não expirou e ainda tem tempo suficiente para concluir a transferência sem que o seu site fique inacessível (Recomendável, mas não obrigatório)
- Os dados do Contacto Registrant (owner-c) e Administrativo (admin-c) estão correctos e tem acesso ao e-mail do contacto
- Tem a chave de transferência do domínio válida para o seu domínio (EPP Key ou Auth Code)
2 -
Efectue a encomenda da Transferência do Domínio na WebTuga
Assim que estejam reunidas todas as condições e informações indicadas no passo anterior, poderá iniciar o processo de transferência com a encomenda através do nosso site.
Para iniciar, aceda ao menu
Domínios >
Transferir Domínio do nosso site e indique o seu domínio e extensão:
Após clicar no botão "Transferir Domínio", será redireccionado para a seguinte página, onde deverá indicar o código de Transferência (EPP Code / Auth Code), preencher o código de validação e clicar posteriormente no botão "Comprar":
No passo seguinte poderá associar extras ao seu domínio, como um plano de alojamento ou o serviço de ID Protection e configurar os nameservers a associar ao seu domínio. Uma vez que se trata de uma transferência, os nameservers serão mantidos, podendo prosseguir e alterar posteriormente.
Clique agora em "Continuar" e finalize a encomenda. Após validado o pagamento, a WebTuga irá iniciar o processo de transferência do domínio junto da Registrar.
3 -
Confirmar a Transferência do Domínio
Quando o processo de transferência for iniciado, o actual e novo Contacto Administrativo do domínio irão receber por e-mail os links de validação para a transferência enviados pela WebTuga ou por um dos nossos parceiros Registrars, de forma a confirmar a alteração de contacto e transferência do domínio.
Estes e-mails contêm uma hiperligação com endereço único, que o Contacto Administrativo deverá aceder para confirmar o seu interesse em transferir o domínio. Serão enviados os seguintes e-mails:
- Autorização de Alteração de Contacto do Domínio por parte do Actual Contacto Administrativo
- Autorização de Alteração de Contacto do Domínio por parte do Novo Contacto Administrativo
- Autorização de Transferência do Domínio por parte do Actual Contacto Administrativo
Assim que a transferência for confirmada pelo Contacto Administrativo, a chave de transferência (EPP Code, Auth Code) será validada e a Registrar actual será notificada relativamente a esta transferência.
A Registrar actual poderá então notificar o Contacto Administrativo do domínio em questão a confirmar que este pretende transferir o seu domínio. Se a transferência não for negada pelo Contacto Administrativo, esta será concluída ao fim de 5 dias (ou menos, caso a Registrar Actual confirme ou permita ao cliente aprovar manualmente).
Se o processo concluir sem objecção, ao final dos 5 dias este ficará disponível na sua Área de Clientes como activo e receberá um e-mail de confirmação de transferência.
Nota: A informação do seu domínio mantém-se inalterada durante o processo de transferência, incluindo os Nameservers associados.